100 anos Brizola: “A democracia era um princípio”, relata Brizola Neto


Bruno Ribeiro
25/05/2022

Ex-ministro participa, em Niterói, da abertura da exposição que homenageia o fundador do PDT

“A democracia era um princípio”, disse Brizola Neto, nesta terça-feira (24), na abertura da exposição sobre o centenário de Leonel Brizola, em Niterói. Intitulada “100 anos Brizola”, a iniciativa gratuita da Prefeitura apresenta até 26 de junho, no Centro Cultural Solar do Jambeiroa, a história do fundador do partido e ex-governador do estado.

Ao lado do advogado Trajano Ribeiro, que é um dos signatários da Carta de Lisboa, e do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Aníbal de Gouveia, o Coordenador municipal de Trabalho e Renda e ex-ministro do Trabalho e Emprego abordou a necessidade de efetivar as bandeiras trabalhistas durante o discurso para centenas de pedetistas presentes.

“Nós somos de um partido que tem história e jamais morrerá. O Brasil não vai completar o seu processo de independência e emancipar seu povo enquanto essas ideias, que começaram com Getúlio, Jango e Brizola, não forem realizadas no nosso país”, explicou.

Com referência à Campanha da Legalidade, que impediu a primeira tentativa de golpe militar contra João Goulart e garantiu, portanto, sua posse como presidente da República, Brizola Neto reforçou todo o protagonismo do seu avô.

“O Brizola garantiu, de 1961 a 1963, a democracia no Brasil. Um dos movimentos populares mais marcantes de toda a nossa história. Talvez o único momento em que o Exército se dividiu”, lembrou, ao completar: “A democracia era um princípio que orientava toda a prática política de Leonel Brizola”.

Sobre a “obsessão pela educação pública de qualidade”, Brizola Neto fez um paralelo entre dois projetos marcantes do avô: os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), no Rio de Janeiro, e as “Brizoletas”, no Rio Grande do Sul.

“[Obsessão] Não só nas ideais, mas também quando teve a oportunidade de ser o governante. Iniciou, no Rio Grande do Sul, quando fez mais de 6 mil escolas”, concluiu.

Serviço

Visitação: De terça a domingo, das 11h às 16h;

Período: 25 de maio a 26 de junho de 2022

Acesso: Entrada gratuita

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói

Telefone: (21) 2109-2222

Compartilhe: