PDT lança cartilha sobre os 40 anos dos CIEPs no Rio de Janeiro


Bruno Ribeiro
24/10/2025

Material destaca importância do programa de ensino integral criado por Brizola e Darcy

“Os CIEPs revolucionaram a educação pública do Rio de Janeiro”, destacou o coordenador nacional do Centro de Memória Trabalhista (CMT), Henrique Matthiesen durante o lançamento da cartilha “Cieps, 40 anos: um projeto educacional à frente do seu tempo”. O evento foi realizado nesta sexta-feira (24), na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), no Centro da capital fluminense.

Produzido pelo CMT em conjunto com a Fundação Darcy Ribeiro, o material, que integra a série Legados Trabalhistas, detalhou o impacto transformador da priorização da política educacional ao longo das duas gestões de Brizola no Palácio Guanabara, entre as décadas de 80 e 90. Marco na administração estadual, o líder pedetista garantiu cerca de 33% do orçamento para a construção e manutenção dos Centros Integrados de Educação Pública em todas as regiões.

No ambiente desenhado por Oscar Niemeyer, a criança era acolhida por uma equipe multidisciplinar e desfrutava não só da qualidade do ensino e da alimentação completas ao longo do dia, mas também do pleno suporte vinculado à saúde, cultura e lazer.

No debate, Matthiesen enfatizou a importância dos mais de 503 CIEPs, que são reconhecidos até os dias atuais pela população.

“O CIEP representou um modelo de escola transformador. Era a nova Roma de Darcy Ribeiro. A integração com a comunidade e o cuidado com as crianças eram diferenciais do projeto na gestão trabalhista de Leonel Brizola”, afirmou.

O evento contou com as presenças de representantes dos movimentos pedetistas e de militantes.

Confira a íntegra da cartilha: https://www.flb-ap.org.br/biblioteca/#flipbook-df_4762/1/