Niterói leva educação a pessoas em situação de rua


Prefeitura de Niterói
13/08/2025

Gestão pedetista lança programa pioneiro que une ensino, acolhimento e inclusão social

A gestão pedetista de Niterói (RJ), liderada pelo prefeito Rodrigo Neves, deu mais um passo na construção de uma cidade inclusiva e comprometida com a justiça social. A Prefeitura lançou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas em situação de rua, iniciativa que garante o acesso, a permanência e a conclusão da escolarização básica de jovens, adultos e idosos, fortalecendo as políticas públicas de redução das desigualdades e promoção da cidadania.

O programa, desenvolvido pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, assegura o direito à educação básica com metodologias adaptadas e flexíveis, respeitando as trajetórias de vida e aprendizagem dos participantes. A adesão é voluntária, com matrícula simplificada, acompanhamento pedagógico e suporte de equipe multidisciplinar formada por educadores, assistentes sociais e outros profissionais.

Para Rodrigo Neves, a medida reafirma o protagonismo de Niterói em políticas públicas transformadoras. “A educação é a principal ferramenta de transformação social. Com este programa, Niterói reafirma seu compromisso de garantir oportunidades a todos, especialmente aos que mais precisam do apoio do poder público”, ressalta do prefeito.

A iniciativa contempla etapas que vão da alfabetização ao 9º ano, aliando ensino formal a atividades autônomas com materiais impressos e digitais. O secretário municipal de Educação, Bira Marques, destacou o caráter inclusivo da ação:

“Estamos falando de um modelo pedagógico que respeita a trajetória de cada estudante, criando condições reais para que pessoas em situação de rua tenham acesso e concluam a educação básica. É mais um passo para reduzir desigualdades e ampliar direitos”, afirma Marques.

A presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello, lembrou que a proposta vai além do acesso à sala de aula. “Estamos criando um espaço de acolhimento e de reconstrução de projetos de vida. A educação, aliada ao apoio social, pode ser um caminho para que essas pessoas se reconheçam como sujeitos de direitos e protagonistas da própria história”, explica.

As atividades pedagógicas serão realizadas no Centro Integrado de Atendimento à População em Situação de Rua, em construção no centro da cidade. Segundo o secretário de Assistência Social e Economia Criativa, Elton Teixeira, “além de todo o trabalho que temos realizado para oferecer acolhimento, atendimento em saúde e oportunidades de trabalho, investir na retomada dos estudos é fundamental para romper o ciclo de exclusão. Estamos preparando um espaço que, mais do que uma sala de aula, será um ambiente de reconstrução de trajetórias, onde cada pessoa possa reencontrar dignidade e novas perspectivas. A educação é, sem dúvida, o caminho mais poderoso para transformar vidas”.