Lupi debate pautas prioritárias com Movimento Cultural Darcy Ribeiro


Bruno Ribeiro
01/08/2025

Movimento pedetista busca fortalecer planejamento para os próximos anos e presença nos estados

As pautas prioritárias da cultura centralizaram o debate entre o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e os membros da Executiva Nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR). Promovida nesta quinta-feira (31), a reunião virtual também aprofundou a análise sobre o planejamento para os próximos anos.

Com foco na formulação de chapas qualificadas para as eleições de 2026 e no aprimoramento da atuação da organização de base nos estados, os participantes acordaram a estruturação de um documento com as 12 pautas temáticas prioritárias. As propostas, que serão encaminhadas para a Direção Nacional do partido ao longo do mês de agosto, contribuirão para a qualificação dos futuros candidatos trabalhistas, bem como na atuação dos mandatos legislativos.

Ao enfatizar a importância de conciliar o projeto eleitoral com o ideológico, Lupi propôs o estabelecimento da lista de pré-candidaturas para as disputas de 2026 e a realização do congresso nacional do movimento.

“Temos que estabelecer as prioridades temáticas para subsidiar os mandatos e as gestões trabalhistas, além de estimular a construção do planejamento integrado para os próximos anos”, disse.

“A cultura é uma bandeira fundamental de transformação da sociedade e terá sempre destaque no Trabalhismo. Na luta para proteger a democracia e a soberania nacional, a arte é uma voz essencial”, completou.

Ao exaltar o legado de Darcy Ribeiro, o presidente do MCDR, Roberto Viana, afirmou que o movimento está comprometido com o desenvolvimento do PDT a partir da cooperação entre todos os filiados.

“Estaremos sempre unidos para reinventar nossos caminhos e fortalecer a conexão com os movimentos e a sociedade. Com apoio da Direção Nacional do partido, estaremos presentes nos estados de forma orgânica”, explicou.