Valorização do ensino público pauta encontro do Movimento Trabalhista pela Educação


Bruno Ribeiro
25/07/2022

No Rio de Janeiro, lideranças ratificam compromisso histórico do PDT desde Leonel Brizola

Compromisso histórico do PDT desde Leonel Brizola, a valorização do ensino público pautou o “I Encontro de Defensores da Educação” na última quinta-feira (21), na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Organizado pela direção estadual do Movimento Trabalhista pela Educação (MTPE-RJ), o evento contou com lideranças nacionais e locais em painéis temáticos.

Na mesa de abertura, a deputada Martha Rocha, o pré-candidato ao Senado, Ivanir dos Santos, o presidente do MTPE-RJ, Marcelo Nicolau, e o diretor local de Formação da Fundação, Lucas Alvares, debateram a necessidade de fortalecer as políticas públicas para qualificar o ensino em todas as regiões fluminenses. Como exemplo, abordaram o resgate do projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), implantado nas gestões do governador Brizola entre as décadas de 80 e 90, bem como a replicação de ações exitosas em Sobral, no Ceará.

Em seguida, o professor Juliano Gonçalves, integrante do MTPE, analisou os mecanismos de financiamento e cooperação federativa que podem ser utilizados na gestão pública.

Na palestra sobre a importância da inclusão da educação em projetos de desenvolvimento socialmente responsáveis, como o do presidenciável pelo PDT, Ciro Gomes, o militante do MTPE e do PDT Diversidade, Natanael Silva, mediou o debate que contou com as contribuições dos pré-candidatos a deputado estadual e federal, Wanderson Nogueira e Okinga, respectivamente.

O deputado federal David Miranda e a cientista social e pré-candidata a deputada estadual, Luana Mota, trouxeram contribuições tendo como referência as suas realidades como ex-alunos de escolas públicas e pais. Por isso, ratificaram a necessidade de articular políticas multisetoriais que facilitem o diálogo não só com os alunos, mas também com as famílias.

Ao final, a vice-presidente do MTPE-RJ, Bruna Werneck, promoveu o lançamento do livro “O Projeto Lemann e a Educação Brasileira”. Para a autora, “há diversos projetos concorrentes tentando pautar os rumos da educação no Brasil”.

“Para que consigamos avançar com a nossa agenda, é importante conhecer não apenas o conteúdo, mas também as formas de atuação dos demais agentes políticos”, comentou.

A iniciativa contou ainda com as participações da vereadora de Saquarema Elisia Rangel e de representantes dos movimentos pedetistas, incluindo William Rodrigues e Matheus Novais, presidentes nacional e estadual da Juventude Socialista (JS), Maiara Batista, do Movimento Sindical, e Maria José Silva, da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) da capital.

Compartilhe: