TV estatal da Argentina ‘Encuentro’ estreia série de 6 capítulos sobre vida e obra do presidente João Goulart

*Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ

Deposto pelo golpe militar no Brasil, o líder trabalhista morreu na Argentina em 1976

Os 44 anos sem o ex-presidente da República, João Goulart (Jango), que faleceu no dia 6 de dezembro de 1974, estarão em destaque a partir de hoje (3), às 20h, no canal da TV estatal argentina Encuentro com a série  La Muerte de un Presidente, do cineasta Maximiliano González, em seis capítulos.

Os episódios sobre a vida e a obra do presidente brasileiro deposto pelo golpe militar de 1º de abril de 1964 poderão ser assistidos pelos brasileiros através do Youtube no endereço  (https://www.youtube.com/user/encuentro). A série retrata a trajetória política do líder trabalhista brasileiro através de grande elenco que inclui os atores Hugo Arana, Vícto Laplace e Paula Sartor.

A produção demandou cerca de dois anos para preparação, produção e conclusão.

Segundo Maximiliano González, diretor e roteirista de diversos filmes e documentários latinos, “a ideia é que, a partir de 2021 a série possa ser vista no Brasil”.

“A série tenta fazer um chamado à reflexão para saber como foi a história silenciada. Sem conhecer é impossível mudá-la. Tento mostrar os mecanismos de desestabilização quando um governo popular amplia direitos e privilégios são suprimidos como sempre acontece na América Latina”, comentou.

Relação

O vínculo histórico com o país sul-americano foi estreitado a partir do golpe militar de 1964, que desencadeou sua destituição inconstitucional do cargo e o exílio, primeiramente com a saída para o Uruguai.

Em 1973, a convite do então presidente Juan Domingo Perón, Jango passou a residir em Buenos Aires, capital argentina, e em sua fazenda La Villa, no município de Mercedes, onde veio a falecer de ataque cardíaco.

 

Confira o trailer: https://vimeo.com/402417547