Trajano Ribeiro dará aula hoje às 18h de História do PDT III para os pré-candidatos na sede da 7 de Setembro 141

O fundador do PDT Trajano Ribeiro, advogado e um dos organizadores do Encontro de Lisboa de 1979, será o professor da próxima aula do curso de Formação Política dos pré-candidatos do PDT nas eleições municipais de 2020, na quarta a partir das 18 horas, na sede do PDT-RJ, na rua Sete de Setembro 141. Trajano dará a 3ª aula s sobre o tema “Fundamentos do Trabalhismo II”, dando continuidade as aulas – também sobre o mesmo tema – para os futuros candidatos do partido.

Segundo Everton Gomes, organizador do curso e responsável pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini no Rio de Janeiro, é fundamental que os pré-candidatos conheçam, detalhadamente, a história e a trajetória do PDT para, caso eleitos, desempenhem seus mandatos dentro dos fundamentos ideológicos do PDT – partido que tem suas origens na Revolução de 30 e dos presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do governador Leonel Brizola.

Trajano foi vice presidente da UBES em 1963, participou da campanha da Legalidade como membro da tropa formada por universitários e secundaristas, em  1961. Também foi  secretario geral do DCE da URGS.

Trajano Ribeiro lutou contra a ditadura e a partir de  1968 passou a assessorar Leonel Brizola, então exilado no Uruguai. Em 1978 acompanhou Brizola quando ele ingressou na Internacional Socialista em Hamburgo, Alemanha e também o ajudou quando Brizola, no exílio, esteve nos Estados Unidos e em Portugal.

Em 1978, por orientação e Brizola, formou  com Doutel de Andrade, Eduardo  Chuahy, Cibilis Viana, Moniz Bandeira e Bocayuva Cunha, a comissão que refundou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e encaminhou o seu registro no Brasil, junto à Justiça eleitoral.

Posteriormente, participou da formação do Partido Democrático Trabalhista (PDT),  quando a sigla PTB foi surrupiada de Brizola – sendo sua ficha de filiação a de número  02.

No primeiro governo Brizola no Rio de Janeiro, quando o governador também nomeava o prefeito da cidade, ocupou o cargo de Secretario de Turismo e Esporte  e também foi presidente da RIOTUR.  Posteriormente também ocupou os cargos de Subsecretario de Governo e Subsecretario de Trabalho e Renda.

Atualmente Trajano Ribeiro faz parte da Executiva Nacional do PDT como secretário Jurídico.