Seminário do Centro de Memória do PDT pelos 100 anos de Celso Furtado prossegue nesta segunda-feira às 19 horas

Com o debate sobre “Desenvolvimentismo de Celso Furtado” com a participação de José Augusto Ribeiro, Flávio Ataliba e Ricardo Bielschowsky –  prossegue nesta segunda-feira, a partir das  19 horas, com transmissão pelo Facebook do PDT, o Seminário Nacional em comemoração ao centenário  de nascimento de Celso Furtado. O evento é  promovido pelo Centro de Memória Trabalhista e da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).

Amanhã, terça-feira,  o seminário se encerrará com a discussão sobre “O papel de Celso Furtado no Desenvolvimento do Nordeste”, também as 19 horas e com transmissão pelo PDT nacional através de seu Facebook e canal de Youtube, com participação do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, do governador Flavio Dino, e de Tania Bacelar, professora da Universidade de Pernambuco.

Os mediadores dos debates serão: na segunda, deputado Wolney Queiroz (PDT-P), na terça, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Iniciado no último dia 1/julho, o seminário completo contou com 4 debates:

Programação do Seminário

Dias: 1,2,6 e 7 de julho de 2020.

Painel I – 14h

Dia: 01

Tema: Vida e Obra.

Mediação: Manoel Dias – Presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.

• Rosa Freire D´Aguiar– Jornalista, Tradutora e Sócia fundadora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
  • Roberto Saturnino Braga– Ex-Senador da República e ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, é presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
  • Cidoval Morais de Sousa – D pela UFSCAR em Sociologia da Ciência e da Tecnologia e um dos organizadores da trilogia “Celso Furtado- A esperança Militante”

Painel II – 19h

Dia: 02

Tema: Atualidade do Pensamento de Celso Furtado.

Mediação: Antônio Neto – Presidente licenciado da CSB e Membro da Executiva Nacional do PDT

• Mauro Filho– Ph.D em Economia pela Universidade Vanderrilt, Nashville, TN e Deputado Federal (PDT-CE).
  • Luiz Gonzaga Belluzzo– Doutor em Economia e Professor na Unicamp.
  • Nelson Marconi-Doutor em Economia e professor na FGV/SP e Vice-Presidente da FLB-AP/SP

Painel III – 19h

Dia: 06

Tema: Desenvolvimentismo de Celso Furtado

Mediação: Deputado Federal Wolney Queiroz (PDT-PE)

• Flavio Ataliba– Doutor pela FGV/RJ, Pós-Doutor pela Universidade de Harvard, Professor da Universidade Federal do Ceará e Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento do Ceará.
  • Ricardo Bielschowsky– Doutor em Economia pela Universidade de Leicester, Inglaterra, e Professor na UFRJ.
  • José Augusto Ribeiro– Jornalista e escritor, autor da Trilogia “A Era Vargas”, entre outras obras.

Painel IV – 19h

Dia 07

Tema: O papel de Celso Furtado no desenvolvimento do Nordeste.

Mediação: Carlos Lupi – Presidente Nacional do PDT

• Tânia Bacelar– Doutora em Economia pela Universidade de Paris, Parthenon- Sorbonne e Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Flávio Dino – Governador do Maranhão, advogado, ex-deputado, ex-juiz federal.
  • Ciro Gomes– Ex-Ministro da Fazenda e da Integração Nacional, ex-deputado federal, ex-governador do Ceará, ex-prefeito de Fortaleza e Vice-Presidente Nacional do PDT.