Rodrigo Neves se reúne com empresários no Sindilojas Rio

O futuro do Rio foi principal tema do encontro que teve também presença da deputada Martha Rocha

Nesta terça-feira (21/9), o SindilojasRio recebeu a visita de Rodrigo Neves, vice-presidente estadual do PDT e pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, para uma conversa com lideranças empresariais e comerciais da cidade.

Vereador por duas vezes e deputado estadual também por dois mandatos,  foi eleito prefeito de Niterói em 2012 e reeleito em 2016. Após deixar a prefeitura de Niterói, fez doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal, iniciando um projeto de pesquisa sobre os impactos da pandemia de covid-19 nas cidades.

Em sua apresentação, Rodrigo Neves destacou que a reconstrução do estado passa pela recuperação da capital, muito castigada nos últimos anos. “São necessárias políticas públicas inclusivas e de protagonismo para os jovens”, afirmou ele, elencando algumas propostas, como educação em tempo integral, mais universidades, incentivo ao primeiro emprego, esportes e orçamento participativo da juventude.

Neves recordou que o Rio de Janeiro sofreu um grande processo de desindustrialização nos últimos anos, sobretudo na indústria de transformação, o setor que mais emprega, movimentando 24 segmentos. “Infelizmente, a participação do Rio na economia nacional vem caindo drasticamente ao longo dos anos. O setor, que já foi um dos mais importantes do Brasil, em termos de PIB, hoje ocupa apenas a 6ª posição, atrás de todos os estados do Sul, de São Paulo e Minas Gerais”, destacou. O Rio de Janeiro perdeu mais de 700 mil empregos com carteira assinada nos últimos 5 anos e o aumento da pobreza passou de 16,9% em 2019 para 23,8% em 2021, chegando a quase um quinto da população, segundo dados apresentados pelo pré-candidato.

Fabiano Gonçalves, vereador de Niterói, empreendedor e vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL/RJ), enfatizou que o Rio de Janeiro não tem mais tempo e que precisa mudar sua trajetória imediatamente.

A deputada estadual Martha Rocha (PDT), lembrando que é filha de comerciante, disse que conhece a luta e as necessidades do comércio, setor de grande importância para o desenvolvimento do estado.

Entre outros, estiveram presentes Luiz Paulino de Carvalho Leite, presidente da ACIERJ – Associação Comercial e Industrial do Rio de Janeiro; Felipe de Almeida Ribeiro, diretor de Relações Institucionais do CRC/RJ, representando o presidente Samir Nehme; Sérgio Bousquet, presidente do Sindicato da Indústria de Panificadoras de Niterói.

Encerrando a reunião, Aldo Gonçalves, presidente do SindilojasRio e CDLRio, que juntos representam cerca de 30 mil empresas lojistas, destacou que o comércio precisa ser ouvido, mas as últimas administrações não estavam abertas ao diálogo.

 

Fonte: Sindlojas