Rodrigo Neves  compra 1,1 milhão de doses da Coronavac no Instituto Butantan para imunizar população de Niterói

Prefeito assinou acordo com Butantan para vacinar gratuitamente  600 mil niteroienses

O prefeito Rodrigo Neves, de Niterói,  assinou acordo  com o Instituto Butantan para aquisição de 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac, desenvolvida na China e fabricada no Brasil, e pretende começar a vacinar a população da cidade a partir de Janeiro. Inicialmente serão entregues no fim de janeiro  300 mil doses que serão usadas em profissionais de saúde e idosos, posteriormente mais 300 mil doses (em fevereiro) para cidadãos com comorbidades e profissionais da educação, e mais 600 mil doses para o restante da população, em maio.

A Prefeitura de Niterói investirá R$ 57 milhões na imunização de toda a população da cidade, ao custo de US$  10 (dez dólares) cada dose. Como se sabe, cada pessoa terá que tomar  duas doses da vacina. O convênio foi assinado em São Paulo pelo prefeito Rodrigo Neves, acompanhado pelo Secretário de Saúde, médico sanitarista, Rodrigo Oliveira.

Além de ter recursos próprios para aquisição da vacina, Niterói é a única cidade do Rio,  entre as 12  do país, que está realizando os testes da fase três da vacina do Butantan, com participação também de técnicos da Fiocruz.

Conversando com jornalistas, Rodrigo afirmou: “Desde o início da pandemia,  Niterói vem trabalhando com base na ciência e nas melhores experiências internacionais.  Graças a consciência cívica dos niteroienses, com respeito as medidas de prevenção, salvamos milhares de vidas”.

O cronograma proposto à Nioterói  pelo Butantan foi referendado pelo diretor institucional do Instituto, Raul Machado, que posou ao lado de Rodrigo com o contrato assinado. Ainda sobre o convênio, Rodrigo acrescentou: “Temos orgulho de estarmos participando do esforço mundial pela vacina e estarmos com planejamento para iniciar a vacinação de nossa população com segurança e o mais rápido possível”.

Os resultados dos testes, destacou, foram considerados excelentes, com plena imunização e nenhum efeito colateral.

Para o prefeito eleito, Axel Grael, a gestão municipal, desde o início da pandemia, “está  enfrentando com seriedade o desafio do novo coronavírus, amparando suas decisões por um conselho científico”. Axel acrescentou: “Nossa cidade já vinha participando da fase experimental de testagem das vacinas e o resultado tem sido positivo”, avaliou.

*Com informações da Prefeitura de Niterói