Rodrigo amplia para a Região Oceânica o programa de segurança ‘Niterói Presente’

O programa Niterói Presente será ampliado para a Região Oceânica a partir do dia 22 de outubro próximo graças a convênio assinado na última terça-feira (06) entre  o prefeito Rodrigo Neves e o governador em exercício, Cláudio Castro, no Solar do Jambeiro, no Ingá. Iniciado em dezembro de 2017, pelo bairro de Icaraí, o Niterói Presente está presente atualmente em sete bairros de Niterói: Centro, Santa Rosa, Fonseca, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Barreto.

Com a ampliação, o efetivo do Niterói Presente chegará a 488 agentes por dia na cidade e o investimento da Prefeitura no programa será ampliado para R$ 137 milhões por ano. Pelo convênio, o Governo do Estado cede policiais militares, que atuam na cidade nos dias de folga, e a Prefeitura de Niterói fica responsável por financiar todas as despesas do programa, incluindo o pagamento dos policiais militares e agentes civis que atuam nos bairros.

“Em 2013, assumimos a cidade com enormes desafios na gestão fiscal e na segurança pública. Em 2017 iniciamos essa parceria com o governo do Estado, que ajudou Niterói a reduzir todos os índices de criminalidade. Com o túnel Charitas-Cafubá, a Região Oceânica virou um vetor de desenvolvimento sustentável de Niterói e, evidentemente, as distâncias se encurtaram. Esse acordo que assinamos hoje, estendendo e ampliando o programa Niterói Presente é um divisor de águas, um marco histórico, que vai melhorar a segurança na região Oceânica”, afirmou Rodrigo Neves, ao saudar a ampliação do convênio.

“Não é à toa que Niterói tem os maiores índices de segurança pública nos últimos 17 anos: investimos em tecnologia, em sistema de informação, cerco eletrônico, em apoio às forças policiais, fortalecemos nossa Guarda Municipal, implementamos várias ações contra a violência com foco nas famílias e nas juventudes de maior vulnerabilidade social”, argumentou Rodrigo, explicando ainda que “sem segurança pública não há investimentos, não há desenvolvimento econômico, nem a ocupação do espaço público.

O governador em exercício, Cláudio Castro, disse que a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Niterói é um exemplo para os demais municípios fluminenses. “Gostaria de parabenizar o trabalho feito em Niterói,  cidade que tenho muito carinho”, disse o governador em exercício.  Para o subsecretário de Ações Estratégicas do Estado, Antônio Carlos dos Santos, o programa Segurança Presente em Niterói é um sucesso.

“O programa Niterói Presente não atinge só o cidadão, atinge também o comércio. O comércio precisa dessa segurança. Os números aqui de Niterói são fantásticos. Pelos dados do ISP, em setembro, foi a maior redução de criminalidade nos últimos 20 anos na cidade. Temos o reconhecimento da sociedade de Niterói, abraçando o programa, e o apoio do batalhão da PM foi fantástico em todos os momentos”, destacou.