Rio: Militantes de JS vão para o CONUNE

Por Fabio Pequeno

 PDT vai participar com maior bancada em 20 anos

Militantes da Juventude Socialista (JS) do Rio de Janeiro partiram ontem (10) na Caravana rumo a Brasília, onde acontecerá o 57º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). Após boicote político  nos últimos dois Congressos,  a JS volta ao CONUNE com a maior bancada em 20 anos.  Serão com 420 delegados, sendo a quarta força no evento.

Para Vitor Straub, Coordenador Estadual do Movimento Reinventar, o momento é de muita emoção porque o projeto trabalhista ganhou força em todo o Brasil.

– “A UNE tem a nossas gênesis, uma parte desse ‘DNA’ é nosso por conte do presidente Getúlio Vargas que, em 1937, ajudou na fundação, sendo escolhido patrono oficial. Voltamos com a maior bancada em 20 anos. E este resultado foi graças ao Projeto Nacional de Desenvolvimento que ganhou a sociedade pelas mãos nosso companheiro e porta voz trabalhista, Ciro Gomes.”

“O Reinventar vai do Amapá aos Pampas Gaúcho, de Goiás até Ceará. Hoje poucas entidades podem dizer que estão organizados nacionalmente de norte a sul, de leste a oeste. Os Trabalhistas voltaram”, vibra Straub.

O Congresso da UNE tem estimativa de receber, pelo menos, 12 mil estudantes de todos os estados até domingo e irá contar com várias atividades, como atos políticos, debates, grupos de discussão etc.