Reflorestamento avança em Niterói graças a programa lançado em 2014

A partir de 2014 a prefeitura de Niterói estruturou o programa Niterói Mais Verde (Decreto 11.744/2014), com a finalidade de proteger e restaurar a cobertura vegetal em diversos pontos da cidade. Por conta desta iniciativa, foi criado o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e o SIMAPA (na Região Norte) tendo por objetivo principal proteger 56%  do território do município através de unidades de conservação, um privilégio para uma cidade   localizada no coração da segunda maior região metropolitana do país.

Entre outras iniciativas para se alcançar esse objetivo, foi estruturado o programa Niterói Contra Queimadas que já reúne mais de 200 voluntários e ampliou-se muito o trabalho de reflorestamento e restauração de ecossistemas, com destaque para a área futura do  Parque Orla de Piratininga e os trabalhos de reflorestamento do Morro da Boa Vista, além de outras encostas. Outra áreas de reflorestamento são o Morro de Santo Inácio e o Parque da Cidade, entre outras áreas da cidade.

Também se destaca a iniciativa Jovem EcoSocial, que envolve 400 jovens de comunidades carentes, que participam de ações de reflorestamento, bem como de cursos profissionalizantes voltados para várias áreas, inclusive o meio ambiente.

As iniciativas de Niterói no tema das florestas urbanas já rendeu a inclusão da cidade numa publicação da FAO (órgão da ONU) e os parques já geram retorno econômico, como mostram alguns estudos, a partir da cadeia produtiva do turismo e do lazer e recreação.  Niterói continuará avançando para ser uma referência de sustentabilidade e justiça social.

Niterói  vem convocando moradores o projetos de restauração ecológica e inclusão social  também para o plantio de palmeiras juçaras numa das maiores áreas de proteção da cidade: o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).  Até o fim do ano, 10 hectares do Parnit serão reflorestados com a palmeira. Além das sementes, 4.450 mudas de juçara também serão plantadas.

O primeiro mutirão aconteceu na última terça-feira (24/09 quando voluntários lançaram 140 quilos de sementes de juçara em diversas trilhas do Parnit. As sementes vieram de Resende e foram doadas pela empresa Juçaí. Ao todo, 750 quilos de sementes foram entregues à Secretaria e serão usadas no projeto. Qualquer pessoa que se identifique com as causas ambientais pode participar do plantio como voluntário.

“A parceria com a empresa tem sido fundamental. Desde 2019 estamos trabalhando juntos, quando foram doados cerca de 500 quilos de sementes, e agora recebemos a doação de 750 quilos. Esse projeto tem uma grande importância para o nosso município, porque contempla o reflorestamento de áreas essenciais. O trabalho dos voluntários é essencial para o sucesso do programa, porque é uma forma de promover consciência ambiental”, explicou o subsecretário de Sustentabilidade, Allan Cruz.

O objetivo é a restauração ecológica de 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, contemplando a recuperação de 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação o Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Com sede no Parque da Cidade, o Parnit tem uma extensão de 16,3 milhões de metros quadrados e abrange o Morro da Viração, pedras do Índio e de Itapuca, Praia do Sossego, ilhas na Baía de Guanabara (Boa Viagem, Cardos, Amores), ilhas na Costa Oceânica (Duas Irmãs e Veado), cavernas litorâneas situadas nas encostas embaixo do MAC (Museu de Arte Contemporânea), entorno da Lagoa de Piratininga (incluindo as ilhas do Pontal e do Modesto), entre outras.

Leia mais também sobre o Parque Orla de Piratininga

fontes: blogs Axel Grael e Errejtota Notícias