Programa Médico de Família e pandemia de Covid-19 serão debatidos hoje às 14:30 no ‘Observatório da Democracia’

Maria Célia, do Médico de Família, vai participar do debate a partir das 14h30m no canal https://www.youtube.com/c/observatóriodademocracia

Nesta segunda (18/05), a partir das 14h30, o Observatório da Democracia dará continuidade ao ciclo Diálogos, Vida e Democracia com o tema ‘Coronavírus, Isolamento Social e Saúde Pública II” que terá a participação de Maria Célia Vasconcellos, uma das coordenadoras do pioneiro programa Médico de Família implantado em Niterói na gestão do então prefeito Jorge Roberto Silveira, no início dos anos 90 estendido ao Estado do Rio de Janeiro no 2° governo Brizola e, posteriormente, levado para todo o país pelo Ministério da Saúde.

O debate desta segunda-feira será mediado por Elaine Cruz, Coordenadora de Saúde do Partido dos Trabalhadores; e contará, além de Maria Célia, com a participação da médica sanitarista e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) Lígia Bahia; com a professora de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Glória Teixeira; e também a professora titular de economia da PUC-SP e ex-presidente da ABrES,  Rosa Maria Marques . Ajude a divulgar o evento nas redes sociais.

O Brasil está passando por uma crise sem precedentes, cujo elemento central, neste momento, é a pandemia da COVID-19. A saúde pública é onde recai a maior responsabilidade pelo combate ao coronavírus, já que manter o isolamento social significa manter sob controle os leitos administrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no País e a pandemia. Porém, o que se vê no momento atual é a superlotação de hospitais e a falta de controle das autoridades sobre a pandemia diante da falta de apoio do governo federal a Estados e Municípios.

O evento desta segunda será uma oportunidade para compreender melhor a crise sanitária que o Brasil vive tanto do ponto de vista prático, da parte de pessoas que atuam diretamente na linha de frente da batalha pela saúde pública, quanto do ponto de vista científico.

Ao todo o ciclo Diálogos, Vida e Democracia  promovido pelo Observatório da Democracia  contará com 21 webconferências ao vivo, entre maio/julho, sempre às 14h30m, segundo a programação completa disponível em www.observatoriodademocracia.org.br – transmitidas ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/c/observatóriodademocracia.

Três já foram realizadas: a primeira também sobre a pandemia e a saúde pública; a segunda sobre as possíveis saídas para a crise econômica provocada pela Covid-19; e a terceira, sobre a doença nomundo; e no último sábado, com quatro governadores e mediada pelo secretário nacional do PDT, Manoel Dias, a quarta delas – para discutir a pandemia e o pacto federativo.

Após esta 2ª. feira, na próxima sexta (22/05), a política e o Parlamento estarão no centro da discussão sobre o tema  “Congresso, Momento e Opções Políticas”, dividido em dois blocos com participação dos líderes dos partidos e os presidentes da Câmara e do Sendo;  e, prosseguindo o ciclo, no dia 25/05 (segunda-feira), debate sobre “A  Crise, Comunicação e Democracia”, que será mediado pelo diretor do Centro de Memória do PDT, Henrique Matthiesen . As webconferências são retransmitidas pelos canais nas redes sociais das fundações partidárias que integram o Observatório da Democracia.

O Observatório da Democracia (www.observatoriodademocracia.org.br) é um esforço conjunto de construir propostas para o Brasil dos centros de estudos políticos do PDT,  Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT); do PT, Fundação Perseu Abramo; do PSB,  Fundação João Mangabeira;  do PC do B, Fundação Mauricio Grabois;  do PSOL, Fundação Lauro Campos e Marielle Franco;  do PROS, Fundação da Ordem Social; e do Cidadania, Fundação Astrojildo Pereira e Claudio Campos.

(O.M.)

Serviço:

Ciclo Diálogos, Vida e Democracia – webconferências

Mesa 5: Coronavírus, Isolamento Social e Saúde Pública

Data: 18/05

Horário: 14h30

Onde: Acompanhe as webconferências do ciclo Diálogos, Vida e Democracia, também no Facebook, pelas páginas das fundações Astrojildo Pereira, Claudio Campos, Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, Mauricio Grabois e da Ordem Social e João Mangabeira.

Ou se inscreva no canal do Observatório da Democracia no youtube: https://www.youtube.com/c/observatóriodademocracia

A programação completa pode ser acessada aqui: https://observatoriodademocracia.org.br/2020/05/08/dialogos-vida-e-democracia/

#DialogosVidaeDemocracia

#ObservatoriodaDemocracia