Prefeitura de Japeri iniciou vacinação contra Covid-19 na última quarta-feira

Prefeitura comandada por Fernanda Ontiveros disponibiliza CoronaVac para profissionais de saúde e idosos

Às 8h06 desta quarta-feira (20), a primeira dose da CoronaVac foi aplicada em Japeri, cidade da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Viabilizada pela prefeitura gerida pela pedetista, Fernanda Ontiveros, a proteção contra o coronavírus foi aplicada em Ruth Valentim (56) – funcionária da rede municipal de saúde – na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira, no bairro Mucajá. “É a esperança, a vitória do SUS, do cuidado, da vida, que sempre vai prevalecer”, afirmou Ruth, servidora da saúde que atua há mais de 30 anos na área.

Na sequência, foi a vez de Luiza Oliveira (81), moradora do bairro Senhor do Bonfim. A idosa teve a oportunidade de receber uma das 3.400 doses que o município recebeu do governo do estado, em parceria com a União.

“Eu só tenho a agradecer por mim, mas pelos jovens, que vão precisar também tomar essa vacina”, disse.

Ao valorizar o início da campanha pública, Fernanda Ontiveros, que é médica e recém-eleita, ressaltou a satisfação e o comprometimento com a proteção da população e o enfrentamento do coronavírus.

“A felicidade é dupla. Como médica, estava na linha de frente, antes mesmo da candidatura. E hoje, como gestora, a gente sabe da nossa responsabilidade de executar, pois estamos na ponta. É muito fundamental, nesse processo, a atuação para fazer chegar a vacinação aos moradores da nossa cidade”, explicou, ao lado do secretário municipal de Saúde, Francisco Nacelio.

A prefeita destacou ainda a estruturação da secretaria de Saúde, que promoverá atendimentos nas unidades municipais, bem como em residências.

“Estamos com equipes volantes e nos dois postos, aqui, em Engenheiro Pedreira, e no Centro de Japeri”, relatou, ao completar: “Junto com a atenção básica, vamos também vacinar os pacientes em casa, incluindo o público de idosos acima de 75 anos.”

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão do SUS. No caso de profissionais de saúde, identidade profissional, cartão do SUS e CPF.

Confira a reportagem exibida na Record TV:

(Bruno Ribeiro Com informações da prefeitura de Japeri)