Pré-candidatura de Ciro será oficialmente lançada hoje

Em Brasília (DF), programação inclui inauguração de estátua para homenagear o fundador do partido

*Por Bruno Ribeiro

A programação oficial da XXVI Convenção Nacional do partido e das homenagens ao centenário de nascimento de Leonel Brizola, a ser realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, em Brasília (DF), foi divulgada pela Direção Nacional. Nela está prevista o lançamento oficial da pré-candidatura de Ciro Gomes a presidente da República, além de várias homenagens a Leonel Brizola, fundador do partido, pelo seu 100° aniveersário.

A convenção será realizaada na sexta-feira (21/01), nos formatos presencial e a distância (pela internet);  e permitirá a eleição dos novos Diretório Nacional, Conselho Fiscal e Comissão de Ética do PDT, segundo convocação pública recém divulgada. Na sequência e no mesmo dia, às 15h30, será ratificada oficialmente a pré-candidatura de Ciro  à presidência da República, pelo PDT.

Na Câmara dos Deputados, uma exposição abrirá no dia seguinte, sábado (22), a partir das 10h, as homenagens ao centenário de nascimento do fundador do PDT, Leonel Brizola. Organizada pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), o evento reúne fotos históricas que detalham as conquistas e enfrentamentos do herói da pátria brasileira. Também será lançado o livro ‘Um tempo bem melhor para se viver’, do historiador pedetista Wendel Pinheiro; e de duas cartilhas editadas pelo Centro de Memória Trabalhista – uma contando a história da Petrobrás, de Getúlio Vargas aos dias de entreguismo de hoje; outra a primeira de uma série sobre os ‘tijolaços’ publicados por Leonel Brizola.

Uma estátua, em tamanho real, do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul também será inaugurada no mesmo sábado, na sede nacional, às 12h. O encerramento das homenagens está previsto para as 15h com o lançamento do livro “O Brizola Desconhecido”, do jornalista José Augusto Ribeiro, e início da exibição da websérie “Brizola tinha razão”, de oito episódios.