Pandemia: Niterói começa a desinfectar ruas de Icaraí onde se registraram casos importados e inicia quarentena

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), anunciou na noite de domingo que nesta segunda-feira (23/3), iniciará a desinfecção das ruas do bairro de Icaraí, onde foram detectados a maioria dos casos no município (maior parte importados, ou seja, vieram para cidade através de pessoas que tiveram contato com o vírus fora do país). Rodrigo argumentou que o não crescimento expressivo de infectados no município, se deve ao conjunto de ações imediatas visando impedir o avanço do vírus, como o isolamento social.

Hoje, segunda-feira (23/3), primeiro dia de quarentena em Niterói, houve aglomeração na entrada das barcas e alguns pontos de congestionamento na Zona Norte e no Centro da cidade.  Segundo a prefeitura, apenas serviços essenciais poderão abrir e por conta disto só será permitido o funcionamento de farmácias, mercados, supermercados, postos de combustíveis, padarias, pet shops e clínicas veterinárias para urgências. O resto do comércio não poderá funcionar, iniciando-se assim a quarentena na cidade com a recomendação expressa de que todos fiquem em suas casas.

Apesar das recomendações, trabalhadores tentaram embarcar na Praça Arariboia em direção a Praça XV no horário de pico, filas se formaram enquanto policiais militares bloqueavam o caminho, barrando quem não apresentasse documento comprovando a profissão essencial.

No domingo Rodrigo fez videoconferência com os cônsules da China e da Itália que disseram que o melhor resultado no combate ao vírus é a quarentena.  Outras medidas já foram tomadas como arrendamento das instalações de um hospital inativo na região Oceanica para atender exclusivamente pacientes de Coronavirus. O hospital abre na quarta-feira que vem, dia 25/3. É o primeiro do Rio de Janeiro e um dos primeiros do país.

Rodrigo anunciou também que  fiscais de outras áreas da prefeitura se unirão aos fiscais de defesa do consumidor para coibir aumentos abusivos nos supermercados; e também apelo aos empresários para que não aumentem os preços. Revelou ainda que dia 2 de abril será pago cinquenta por cento do 13° salário dos servidores públicos municipais e está decretado a proibição de corte do fornecimento de água, por não pagamento e espera que o governo federal, que regula e controla a energia elétrica, faça o mesmo.

VACINAÇÃO DE IDOSOS

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) começa nesta segunda e vai até o dia 23 de maio em Niterói e devido a pandemia de coronavírus, os idosos de Niterói, poderão ser atendidos dentro de seus carros, sem precisar entrar nos postos de saúde para evitar risco de contaminação.  A vacinação não protege contra o novo Coronavírus.

Veja abaixo os postos de saúde com atendimento drive-thru:

REGIÃO DE PENDOTIBA
Policlínica do Largo da Batalha-
Rua Ver.Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
UB Santa Bárbara – Rua Jandira Pereira, 625

REGIÃO OCEÂNICA

Policlínica de Piratininga – Rua Marcolino Gomes Candau, 111 -Piratininga
Policlínica de Itaipu – Est.Engenho do Mato s/nº – Itaipu

PRAIAS DA BAÍA
Policlínica Almir madeira- rua Professor HErnani Melo, 103, São Domingos
Policlínica Carlos Antônio da Silva – Rua Jansen de Melo, s/n – São Lourenço
Policlínica Sérgio Arouca – Praça Vital Brazil, s/n Santa Rosa

REGIÃO NORTE
Policlínica Guilherme T. March – rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca
Policlínica da Engenhoca – Rua João Brasil, s/n, Engenhoca
UBS da Engenhoca – Rua Coronel Guimarães, 724

Os outros postos de Niterói funcionarão normalmente, mas sem o sistema drive-thru.

Fonte:  Jornal “A Tribuna” de Niterói