Órfãos do Brizola faz primeiro ensaio do ano e agita o Centro do Rio

Por Fabio Pequeno

Mais de 100 pessoas prestigiaram no último sábado (12), o primeiro ensaio do Bloco Carnavalesco Órfãos do Brizola. Este ano, o bloco vem com o tema sobre “Educação sem Mordaça”.

Para Everton Gomes, um dos organizadores, o carnaval é momento que você pode fazer suas críticas sem perder a alegria.

“O carnaval é a festa popular mais celebrada pelos brasileiros e faz parte da cultura do Carioca. Nos seus primórdios e ao longo de décadas transformou com alegria a visão crítica da cidade. Os Órfãos tem essa missão: transformar a vida do Carioca para melhor com muita felicidade ”

Criado em 2005, após o falecimento de Leonel Brizola, o Bloco veio com objetivo de suprir naquele ano o vazio e a tristeza dos militantes do PDT. Em 2018, 13 anos depois, por iniciativa da Juventude Socialista, voltou às ruas para brincar e falar de política.

“Minha filha, viu a divulgação no Facebook, estudou no CIEP e hoje é professora.  Saber que jovens estão fazendo Carnaval usando as ideias do Brizola é para ficar encantada. Adorei. No próximo sábado estarei aqui” explica Fernanda Santos.

O Bloco fará seu desfile na sexta-feira de carnaval dia 1 de março, mas antes a festa toma conta dos ensaios, que serão realizados sempre aos sábados, a partir das 14h, ao lado do Teatro João Caetano –  rua do teatro, 39. Novos integrantes são bem-vindos.

De acordo com Renan Uccelli, presidente do Bloco, existe vaga para participar da bateria e as inscrições para a disputa do samba estão abertas. Quem se interessar é só comparecer nos ensaios, e seguir as redes sociais do Bloco.

 

https://www.facebook.com/orfaosdobrizola/

https://www.instagram.com/orfaosdobrizola