Oposição retoma protestos de rua contra Bolsonaro no sábado (29/5)

Lupi disse que o PDT deve apoiar as manifestações de rua contra Bolsonaro programadas para sábado 29/5

Por Chico Alves (UOL)

As seguidas manifestações de bolsonaristas a favor do presidente da República estão levando integrantes de vários partidos de oposição a mudar de ideia e planejar atos contra o governo, mesmo em meio à pandemia de covid-19. O evento de ontem, no Rio, em que Jair Bolsonaro desfilou na companhia de milhares de motociclistas, reforçou esse sentimento.

“Nós somos a maioria e não podemos deixar que eles passem uma ideia falsa com esses atos”, disse à coluna Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e que concorreu à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL.

Ele é um dos organizadores do protesto contra o governo marcado para o próximo sábado, 29

Além de Boulos, a coluna ouviu políticos de outras cinco legendas. Quase todos se preparam para retomar os protestos públicos, por entender que tanto na questão sanitária quanto na condução da economia a administração de Bolsonaro tem sido catastrófica.

Um dos poucos que prefere aguardar a pandemia arrefecer é o ex-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Não podemos fazer como eles”, opina, referindo-se às aglomerações formadas nas manifestações bolsonaristas.

Maia acredita que tudo aponta para um desgaste cada vez maior do governo. “A situação da economia é péssima. Além do desemprego, as pequenas empresas estão em situação cada vez mais difícil”, aposta.

Fora o ex-presidente da Câmara, todos os políticos que falaram à coluna se preparam para retomar as manifestações. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, concorda que é hora de mostrar publicamente o descontentamento com o governo.

“Vamos para as ruas, tomando todos os cuidados, usando máscara e mantendo o distanciamento”, defende. A deputada Jandira Feghali (PcdoB-RJ) tem a mesma opinião.

O deputado João Campos (PSB-PE) diz que seu partido vai participar das manifestações contra Bolsonaro com todas os cuidados contra o coronavírus. Para ele, a retomada dessa mobilização não tem relação com o passeio dos motoqueiros bolsonaristas, realizado ontem no Rio.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que a legenda vai apoiar o protesto da próxima sexta contra o governo. “Vamos discutir ainda de que forma isso vai de dar”, explicou.

Para Boulos, apesar do risco que representa o coronavírus, não é mais possível esperar o fim da crise sanitária para voltar às ruas, já que não se sabe quando a crise sanitária vai ficar menos intensa.

“Não vamos superar a pandemia com Bolsonaro no governo, a economia também não vai se recuperar sozinha. Temos que fazer como o povo da Colômbia está fazendo agora, ou como fizeram no Chile”, acredita o psolista.