“O PDT terá candidatura própria ao governo do Rio de Janeiro, onde precisamos retomar o protagonismo político que sempre tivemos”, afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na reunião ordinária do diretório estadual do PDT-RJ nesta segunda-feira, 11 de setembro, no auditório da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.

Como sempre faz, antes de abordar os assuntos locais, Lupi falou sobre a questão política nacional; e anunciou a agenda do pré-candidato do PDT à Presidência – o ex-ministro Ciro Gomes –, que estará entre quarta-feira e sexta-feira cumprindo compromissos no Rio e na Baixada Fluminense (Mesquita, Nova Iguaçu e Duque de Caxias). Os detalhes estão contidos em matéria específica,

Lupi enfatizou a necessidade de todo o pedetista que tenha intenção de ser candidato a deputado, nesta eleição, participar dos cursos de capacitação política, ministrados pela Fundação Brizola-Alberto Pasqualini, para que conheça bem a linha político-programática do Partido, sua história e seus compromissos. Nesta linha, falou, também, sobre a importância de todos os diretórios municipais começarem a discutir possíveis candidaturas de deputados estaduais e federais.

Também afirmou que é importante, para fortalecimento do Partido, o lançamento de candidaturas de militantes da juventude. Ainda sobre os jovens, defendeu a importância de a capacitação dos integrantes da JS para que trabalhem nas redes sociais, na difusão do programa e das atividades do PDT.

Dois oradores apresentaram detalhes das convenções municipais, realizadas em 2 de setembro, de suas cidades: o ex-deputado Brizola Neto falou sobre a de São Gonçalo, no Clube Tamoio, em que foi eleito para a presidência do diretório; e Júlio Carolino, sobre a de Maricá.

A advogada Vânia Aieta – membro da executiva da JS/RJ, entre 1985 e 1989 – falou sobre seu retorno à militância pedetista, após afastamento provocado por questões profissionais; em aparte, Carlos Lupi, convidou-a a dividir seu conhecimento acumulado, principalmente com os movimentos de mulheres da juventude.