No Nordeste, prefeito, secretária  e fotógrafo furam fila da vacinação contra  Covid

Sem fazer parte dos grupos prioritários, os três receberam doses em Pernambuco e Sergipe

(do Ig)

Um prefeito, uma secretária de saúde e até um fotógrafo oficial furaram a fila para receber a vacina contra a Covid-19 em cidades no interior de Sergipe e Pernambuco, segundo notícia publicada pelo blog IG. Nessa fase inicial de aplicação das doses, a recomendação é que só profissionais da saúde, idosos em casas de repouso, indígenas e pessoas com deficiências sejam imunizadas.

Mas isto não aconteceu na cidade pernambucana de Itabi, onde o primeiro vacinado foi o prefeito  Júnior de Amynthas (DEM). Segundo a secretaria de Saúde, a ideia da aplicação foi “incentivar a população a também tomar a vacina”. Segundo o comunicado, um informe técnico do Ministério da Saúde dá liberdade para que estados e municípios determinem as prioridades conforme a realidade local.

“É a razão pela qual o prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina para incentivar a população Itabiense a se vacinar”, diz o texto.

Já na cidade de Jupi (PE), segurando a mão da secretária municipal de Saúde da cidade, Maria Nadir Ferro , o fotógrafo oficial da Prefeitura comemorou a chegada das doses no momento em que ele próprio também foi vacinado. Um vídeo com o momento da sua vacinação foi postado nas redes sociais. “Aqui, olha, Jupi recebendo as primeiras doses. Aproveitando o embalo”, diz ele, com a máquina fotográfica pendurada no pescoço.

O fotógrafo, depois, disse para a Rádio Jornal de Pernambuco, fora do ar, que se arrependia pelo ato e que não teria coragem de tomar de novo. Em seguida, segundo relatos da repórter da rádio, ele negou ter tomado a dose e pediu para que o assunto fosse esquecido.

Minutos antes de ser vacinado, ele tinha fotografado a secretária de Saúde também recebendo a dose, o que também não deveria ser feito. Após tomar conhecimento do caso, o prefeito de Jupi, Marcos Patriota (DEM), afastou a secretária de Saúde do cargo e determinou apuração dos fatos.

 

Fonte:  https://saude.ig.com.br/2021-01-19/prefeito-secretaria-de-saude-e-fotografo-furam-fila-da-vacina-contra-a-covid-19.html?utm_source=pushnews&utm… 1/9