Martha Rocha parabeniza professores, defende Cieps e faz caminhada na Pavuna

A delegada Martha Rocha, candidata à Prefeitura do Rio pela Coligação “Unidos pelo Rio” (PDT – PSB),  destacou o Dia do Mestre em caminhada, nesta quinta-feira (15/10), no bairro da Pavuna, região que enfrenta problemas graves de abandono e precariedade na rede escolar municipal. Um dos eixos principais da campanha da Martha Rocha prefeita do Rio é o retorno do conceito dos CIEPs, com educação em tempo integral, de verdade, com almoço, lanche e janta para os estudantes, permitindo que os pais possam trabalhar nos dois turnos sem se preocupar com a segurança dos seus filhos e filhas.

Martha lembrou que começou a vida como professora primária e afirmou que, como prefeita, a Educação será o seu maior compromisso. A candidata criticou a falta de investimentos da atual administração no setor, a exemplo do que também ocorreu no governo anterior.

– A minha primeira profissão foi como professora primária. Hoje é dia 15 de outubro, Dia do Professor. Eu escolhi caminhar na Pavuna porque essa região é o maior exemplo de abandono da cidade do Rio de Janeiro.

Citando o relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre a auditoria realizada em 12 escolas da 6a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a ex-professora e candidata a prefeita detalhou as irregularidades comprovadas pelos auditores:

– Aqui não houve entrega nem de uniforme, nem de material escolar. A fiscalização também verificou má qualidade na higiene e na alimentação das nossas crianças e redução da carga horária pela ausência de professores.

O relatório do TCM também apurou a precariedade das construções e a necessidade de reformas urgentes.

– O nosso compromisso maior é a retomada do conceito dos Cieps, com educação em tempo integral, com café, almoço e janta, educação com esporte e cultura. Mas para isto é importante valorizar os professores e todos os profissionais de educação. – afirmou, para concluir:

– Hoje e sempre, nosso respeito e nossos aplausos aos professores e aos profissionais de educação!