Martha e militância fazem caminhada pelo “Outubro Rosa”

Militância do PDT soma com Martha Rocha na caminhada pelo “Outubro Rosa”

A delegada Martha Rocha, da Coligação “Unidos pelo Rio” (PDT – PSB), candidata mulher melhor colocada na pesquisa mais recente de intenção de votos nas eleições para a Prefeitura do Rio, participou, neste domingo (25), de uma manifestação pelo “Outubro Rosa”.

Acompanhada de seu vice, o produtor cultural Anderson Quack, eles caminharam pela orla de Copacabana para conversar com as pessoas. Participaram da manifestação, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ) e Paulo Ramos (PDT-RJ).

Ao falar sobre a importância da campanha do “Outubro Rosa” – de conscientização do Câncer de Mama, a candidata a prefeita, que é deputada estadual por duas legislaturas e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia estadual, lembrou que as mulheres enfrentam longas filas para a realização do exame de mamografia na rede municipal. Problema que não foi solucionado por nenhum dos prefeitos que estiveram na função nos últimos 12 anos.

— Conversei com uma senhora que está aguardando o exame há pelo menos dois anos. Isto é um absurdo. A demora na realização de um exame tão fundamental, pode ser uma sentença de morte.

Martha Rocha reafirmou que está entre seus primeiros compromissos como prefeita: auditar contratos da área e suas despesas e melhorar – de imediato – o atendimento da Saúde do Rio, além de racionalizar o sistema de acompanhamento da vida dos usuários da rede pública:

— Vamos fortalecer a atenção básica, as clínicas da família e instituir o prontuário eletrônico para que o médico conheça a vida do paciente. A gente vai estabelecer um comitê de monitoramento de gastos de contratos e de atendimento na área da saúde diretamente ligado ao gabinete da prefeita, disse Martha Rocha, lembrando que para melhorar a utilização dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental atuar na prevenção à corrupção.

Por onde passava, Martha recebeu o carinho de frequentadores da praia e moradores da região. Muitos deles, ainda lembravam do tempo em que a candidata era delegada em Copa.

— Nossa prefeita, delegada Martha Rocha! — comemorou uma antiga moradora do bairro, afirmando que participou com ela de reuniões do conselho comunitário de segurança de Copacabana e que sempre admirou a atuação da Martha Rocha como policial civil, delegada e parlamentar.