JS recebe União Internacional de Juventudes Socialistas no Rio de Janeiro

William Rodrigues/ Ester Marques
12/12/2018

A Juventude Socialista (JS) recebeu, nessa terça- feira (11) e nesta quarta-feira (12), a União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY), que realiza uma Visita de Estudos no Brasil com o objetivo de debater o atual momento político do País. Os encontros aconteceram na Sede da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP), no Rio de Janeiro.

A IUSY vem atuando desde 1907, na Alemanha, onde reúne várias organizações políticas juvenis socialistas, social-democratas e trabalhistas de 140 países do mundo, atuando na mudança democrática pelo mundo e combatendo a desigualdade e o autoritarismo. Nesse sentido, a organização presta solidariedade às nações que passam por quebra de normalidade democrática, grave crise política ou eminente risco a democracia.

A eleição de Jair Bolsonaro como presidente foi o motivo de a Visita de Estudo 2018 ser realizada no Brasil, inclusive para que IUSY e suas organizações membro possam prestar solidariedade internacional ao País, por meio da JS e do PDT.

Nos debates bilaterais, estiveram presentes a presidente e a secretária-geral da IUSY, Johanna Ortega e Ana Pirtskhalava, o coordenador do Comitê americano, Jesús Tapia e a secretária-geral da Juventude Socialista Europeia, Tuulia Pitkanen. Também marcaram presença dirigentes do PDT Nacional, lideranças LGBTs, policiais antifascistas, juventudes de esquerda (JSB e UJS), parlamentares de outras legendas e vários estudantes.