José Bonifácio, vice-presidente do PDT-RJ, se elege prefeito de Cabo Frio pela terceira vez com o apoio de 44,45% dos eleitores

O vice-presidente estadual do PDT, José Bonifácio,  foi eleito neste domingo (15) prefeito de Cabo Frio pela terceira vez com 44,45% dos votos, somando no total 44.947 votos no total, contra 33,77 (33.920 votos) do segundo colocado, Serginho, dos republicanos. A eleição de Cabo Frio teve 3,05% de votos em branco, 5,81% de votos nulos e 26,39% de abstenções. Antes de ser prefeito, o economista José Bonifácio foi vereador e também deputado estadual, coroando com esta vitória uma longa trajetória política. Atualmente é vice-presidente do Diretório Estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio de Janeiro e presidente em exercício.

José Bonifácio foi vereador e por duas vezes prefeito de Cabo Frio (1977-1983, 1993-1996) antes de assumir este terceiro mandato, que vai até 2025, além de já ter sido vice-prefeito de Arraial do Cabo, município que ajudou a fundar e também deputado estadual pelo Rio de Janeiro.  Na sua vida pública também desempenhou cargos executivos diversos como presidente do PROCON-RJ e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), foi ainda diretor-geral do Departamento das Municipalidades do Governo do Estado do Rio de Janeiro, secretário municipal de Saúde em Arraial do Cabo, gerente regional da Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ), superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor na Secretaria de Estado da Casa Civil; e secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Estado do Rio de Janeiro em 2014.

José Bonifácio Ferreira Novellino, filho de Alexis Pinto Novellino e Olivia Ferreira Novellino nasceu em 14 de maio de 1945 na cidade de Cabo Frio. Fez seu curso primário no Colégio Sagrado Coração de Jesus, dirigido pela irmãs franciscanas. No ano de 1957 ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Niterói, onde permanece até o final de 1959, quando retorna a Cabo Frio e passa a estudar no Colégio Estadual Miguel Couto, onde conclui em 1964, como participante da primeira turma de formandos, o curso científico em Cabo Frio. Antes, em 1960, participa da implantação da Rádio Cabo Frio AM e obtém ali seu primeiro emprego com carteira assinada nas funções de locutor, permanecendo até 1962, quando vai trabalhar como escriturário no Banco Mercantil de Niterói – Agência de Cabo Frio.

No ano de 1965 retorna a Niterói, ingressando nos quadros do Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro- Filial Rio, e  preparando-se para o vestibular na Universidade Federal Fluminense onde é aprovado em 1966 para o curso de Economia. No Banco Predial permanece até 1969, quando através de concurso público é aprovado e ingressa no quadro de funcionários do Banco do Estado da Guanabara, permanecendo até 1971, quando decide retornar a Cabo Frio, abrir a Casa de Sucos “BONIF”, e se filiar ao partido MDB. 1972 marca o início de sua vida pública, quando concorre e é eleito vereador à Câmara Municipal de Cabo Frio tendo uma atuação marcante e destacando-se naquela legislatura, o que foi determinante para que seus companheiros de partido o indicassem  para disputar  o cargo de prefeito.

Primeiro Mandato (1977-1983)

Em 1976, em plena ditadura militar,  disputou com mais cinco candidatos e elegeu-se prefeito de Cabo Frio, com 31 anos, sendo um dos mais jovens na história do município. Seu mandato foi marcado por destinar, prioritariamente, os poucos recursos arrecadados no município para as áreas de educação e saúde de todos os quatro distritos de Cabo Frio (Distrito Sede, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Tamoios). Marco importante de sua gestão foi a elaboração por uma comissão mista de técnicos do município e do governo do estado coordenados pela Professora Lyzia Bernardes do ante-projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano que após amplo e democrático debate promovido pela Câmara Municipal de Cabo Frio foi aprovado, transformando-se em lei que até os dias de hoje continua sendo a base do crescimento urbano da cidade.

Assista  a entrevista de Bonifácio ao “Globo”, agradecendo ao povo de Cabo Frio e a todos, por sua vitória no primeiro turno:

Veja também entrevista de Bonifácio ao G1, com seus principais planos de governo para o atual mandato de prefeito:

Fontes: G1 e Wikipédia