Fernanda Ontiveros discute melhorias para pobres em Japeri

Fernanda Ontiveros vai atualizar sistema de assistência social em Japeri

Na  última quarta-feira (9), a prefeita de Japeri (RJ), Fernanda Ontiveros (PDT) se reuniu com o Secretário municipal de Assistência Social, Rogério Santanna e sua equipe, onde foi apresentado à gestora um relatório dos primeiros seis meses de trabalho realizados na cidade. Durante o encontro, o secretário da pasta mostrou que desde 2016 não havia uma atualização no sistema da Assistência Social.

De acordo com os dados desse relatório, Japeri possui 5 unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e 1 Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) com números de atendimentos defasados por mais de 4 anos.  São pelo menos 40 mil atendimentos realizados nesses equipamentos durante esse tempo que não constavam no relatório. Essa falta de informação, de acordo com Rogério Santana, dificultou a chegada de recursos federais e estaduais na cidade, resultando no atraso de projetos importantes dentro do segmento.

“A falta de atualização de atividades dentro da Assistência Social atrasou a chegada de muitos projetos que já eram para estar em funcionamento na cidade. Com essa análise podemos pensar em programas com maior capacidade de atendimento à população”, explicou Rogério Santana.

Restruturação dos CRAS

Também foi firmado a reestruturação dos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de todo o município, uma vez que estão fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Cidadania. A primeira unidade que passará por essa reestruturação é a do bairro Chacrinha. A previsão do início dos trabalhos é nos próximos 15 dias.

“Nossa meta é nos próximos 15 começar as reformas no Cras da Chacrinha, abrir um novo equipamento no Centro de Engenheiro Pedreira e no Mucajá. Além disso, vamos reabrir a unidade do bairro Santa Amélia”, afirmou a prefeita.

Assistência Social no Programa Segurança Presente

Outro ponto importante abordado no encontro foi a implantação de serviços de assistência social na base do Programa Segurança Presente em Japeri. A expectativa é de que os profissionais atuem já nos próximos dias.