Em Niterói, idosa e enfermeira foram as primeiras a receber as doses da Coronavac

Prefeitura iniciou a imunização no Hospital Municipal Oceânico, pioneiro em atendimento exclusivo da Covid-19 no RJ

 A prefeitura de Niterói deu início à vacinação contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (19), no Hospital Municipal Oceânico, pioneiro, no Brasil, em atendimento exclusivo da Covid-19. Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, que vive em uma casa de repouso no Ingá, na Zona Sul, e Bruna Lemos, de 35 anos, enfermeira da própria unidade de saúde, foram as primeiras a receber o imunizante produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a fabricante chinesa Sinovac.

Para o prefeito, Axel Grael (PDT), as aplicações representam um momento histórico, onde a ciência, em tempo recorde, viabilizou uma vacina confiável, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e acessível para os brasileiros.

“Um momento muito esperado. Ao longo desse período todo (de pandemia), a cidade teve políticas públicas, como a sanitização, retaguarda hospitalar e apoio às famílias e empresas, que foram inovadoras e seguidas depois por outras cidades pelo país”, afirmou, ao mencionar o desejo e ânimo para a retomada em um “novo cotidiano”.

O município da Região Metropolitana fluminense, que integrou a parceria com o Butantã para a realização dos testes, receberá, na primeira fase do Programa Nacional de Imunização, entre 15 mil e 18 mil doses. A segunda aplicação, para os primeiros imunizados, será aplicada em 28 dias.

“Em Niterói, desde o início, baseamos todas as nossas ações na ciência e nas experiências internacionais. Fomos a única do Rio a participar dos testes de fase 3 da CoronaVac e sinto que colaborou com esse resultado que mostra eficácia e segurança da vacina”, valorizou o gestor municipal.

Evolução

Funcionária do Oceânico e integrante da equipe que atua na linha de frente do combate à pandemia, Bruna mostrou satisfação pela chegada da vacinação após intensos meses de dedicação.

“Esse é o momento mais emocionante do trabalho no Hospital Oceânico: ajudar nossos pacientes a vencerem a Covid-19. Essa vacina nos traz a esperança de voltarmos a viver normalmente e abraçamos as pessoas que amamos”, relatou.

“A vacina é a forma mais eficiente de prevenção à Covid-19. Tenho muita esperança que, com a vacinação, essa crise na saúde seja superada e vidas sejam salvas. Acho muito importante todos se vacinarem. Minha família também está mais aliviada ao saber que estarei protegida, acrescenta.

(Por Bruno Ribeiro)

Confira a transmissão ao vivo da cerimônia: https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/videos/218408136674412