Ciro em novo vídeo: Sem pandemia Brasil só tem uma alternativa, crescer

Retomada progressiva é detalhada pelo presidenciável do PDT no Projeto Nacional de Desenvolvimento

O pré-candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, lançou um novo vídeo nas redes sociais, nesta quarta-feira (9), onde fez um diagnóstico da conjuntura do Brasil e propôs um novo caminho para superar a pior crise da história: crescimento através do Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND).

“Hoje, temos quase 15 milhões de desempregados. Entre os jovens, é ainda pior: 31 de cada 100 não encontram trabalho. A extrema pobreza já atinge 26 milhões de pessoas. E a insegurança alimentar aflige 116 milhões, ou seja, a fome está batendo na porta de mais da metade dos brasileiros”, pontuou o ex-governador do Ceará.

A realidade é o somatório, segundo ele, da estagnação econômica gerada por governos que priorizaram intervenções econômicas para fortalecer o sistema financeiro. Em contrapartida, abdicaram do progresso estruturante e boicotaram a efetiva justiça social, conforme replicado, nos dias atuais, pela gestão do presidente Jair Bolsonaro.

“Entre 1939 e 1980, o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo. De lá para cá, com exceção de breves períodos, que se revelaram verdadeiros voos de galinha, somos um dos países que menos cresce”, avaliou, ao ratificar: Superada essa fase, em que a prioridade total é vencer a Covid, nós só temos uma alternativa: crescer, crescer e crescer”.

Propostas

Entre as principais providências, o ex-ministro da Economia cita quatro fundamentais: revitalização da indústria nacional; apoio e capacitação dos pequenos empreendedores e dos jovens; desenvolvimento da ciência e da tecnologia e reforma tributária.

As mudanças no volume e incidência dos impostos, principalmente federais, representarão um ajuste reparador, na opinião do pedetista, para as camadas populares.

“[Reforma] Combata esse absurdo que vemos hoje, que é o pobre e a classe média pagarem mais impostos do que os ricos e super-ricos”, relatou.

“Quero discutir essas e outras propostas com todos os brasileiros. Elas estão aqui neste meu livro. Convido você a lê-lo, complementá-lo e ser um parceiro desse Projeto Nacional de Desenvolvimento”, comentou.

(Por Bruno Ribeiro)

Para assistir ao episódio da série produzida pelo partido, clique aqui. Já o livro pode ser comprado neste link.