Ciro, Lupi e Rodrigo visitam Ivanir dos Santos, vão a Caxias e Niterói

Ciro Gomes, o pré-candidato do PDT à presidência da República, se reuniu hoje (12/7) pela manhã com Ivanir dos Santos, importante liderança do Movimento Negro e religiosa do Rio de Janeiro, juntamente com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; o pré-candidato do PDT ao governo do Estado, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves; e mais os presidentes nacional e estadual do Movimento Negro, Ivaldo Paixão e Negrogun. A deputada estadual Martha Rocha, também participou do encontro, além da antropóloga Elisa Larkin, viuva de Abdias do Nascimento.

No início da tarde Ciro, Lupi e Rodrigo irão para a Baixada, participarão de eventos programados pelo PDT de Duque de Caxias,  e à noite  estarão na Câmara Municipal de Niterói, onde Ciro Gomes e Lupi serão homenageados pelo vereador Binho Guimarães (PDT), a partir das 19 horas. Em ato transmitido pelas redes sociais e pelo canal da Câmara Municipal de Niterói.

A visita de Ciro a Ivanir foi registrada pelo jornal “O Estado de São Paulo”, em matéria publicada na edição de hoje. Segundo o jornal, “Ciro esteve no Morro da Mangueira, um dos símbolos do samba carioca, em busca de um programa de combate ao racismo”. Ainda de acordo com o jornal paulista, Ciro visitou ou  babalaô Ivanir dos Santos, personagem dos debates sobre religiões de matriz africana e intolerância religiosa, professor da UFRJ, para que ele ” ajude a coordenar um programa nacional de combate à discriminação racial”.

Ciro Gomes, Ivanir dos Santos e Lupi (D)

Ainda segundo o Estadão, o RJ “registra recorrentes ataques a cultos afro-brasileiros, além de ações policiais violentas em áreas pobres, predominantemente habitadas por pretos e pardos e por conta disto, Lupi explicou ao jornal que “o Rio é uma espécie de síntese do Brasil – além disso, Ciro teve a segunda maior votação da cidade em 2018 e temos candidato forte ao governo estadual”, argumentou Lupi, citando Rodrigo Neves.

Em 2018 Ciro fez mais votos no Rio do que Fernando Haddad, candidato do PT, vencendo o petista por cerca de 45 mil votos. Ele também vai a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com cerca de 1 milhão de habitantes, para a posse ao novo diretório do PDT. Em Niterói, governada pelo prefeito Axel Grael (PDT), receberá o título de cidadão niteroiense.

O partido começa a preparar o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para a disputa local. Neves deixou o cargo bem avaliado, conseguiu eleger seu sucessor e é apontado como candidato ao Palácio Guanabara com bom potencial de votos e palanque forte para Ciro no Estado. Além dele, há na oposição o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, com apoio do prefeito Eduardo Paes (PSD).

Ainda de acordo com o jornal paulista, “Ciro é o terceiro presidenciável visitar o Rio em ritmo de campanha nas últimas semanas. O ex-presidente Lula  (PT) e o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), outros dois possíveis candidatos à Presidência em 2022, também escolheram o Estado como ponto de partida das viagens pré-eleição”.

O Estadão, conclui: ‘berço do bolsonarismo, o Rio é considerado um palanque fundamental para a oposição. Nos últimos anos, o Estado viveu uma série de crises políticas e econômicas, com escândalos de corrupção e governadores presos e afastados’.

Em Caxias, ao receber a homenagem, Ciro fez importante discurso: