Ciro é o mais aplaudido em Niterói

Por Osvaldo Maneschy

O ponto alto do encontro foi a apresentação feita pelos candidatos à presidente de seus planos relacionados a áreas estratégicas como educação, saúde, transportes e moradia ocorrida na última terça, dia 8/5, no auditório do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer. Além de Ciro, falaram à qualificada plateia outros 10 presidenciáveis: Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Manuela D’Avila (PC do B), Guilherme Boulos (PSOL), Rodrigo Maia (DEM), Álvaro Dias (PODE), Guilherme Afif Domingos (PSD), Aldo Rebelo (SD), Henrique Meirelles (MDB) e Paulo Rabello (PSC).

O prefeito Rodrigo Neves e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizetti (prefeito de Campinas), estiveram à frente das discussões o tempo todo, recepcionando os candidatos e seus convidados – cada presidenciável teve a opção de chamar dois correligionários para acompanhar, do palco, a sua explanação. No caso do PDT, participaram da apresentação de Ciro – várias vezes interrompidas por aplausos da plateia – o candidato do PDT ao governo do Estado, deputado Pedro Fernandes; e o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT).

O ex-presidente Lula, candidato do PT – preso em Curitiba – tentou enviar representante, mas impossibilitado pelas regras, mandou carta aos participantes do encontro. Já o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que divide com Lula a liderança nas pesquisas, rejeitou o convite para vir a Niterói, como fez mês passado em Porto Alegre (RS), ao se recusar a participar do encontro de presidenciáveis do Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

Ou seja, fugiu da raia.

Veja parte da fala de Ciro no Encontro de Prefeitos

Veja a íntegra da fala de Ciro Gomes (25 minutos)

Leia a Carta aos Prefeitos do presidente Lula