Cartilha sobre Abdias do Nascimento e sua luta será lançada no Rio nesta sexta, 18/10, às 18 horas, no espaço multiuso Professor Loureiro

O Centro de Memória Trabalhista da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini lança no próximo dia 18/10, depois de amanhã,  às 18 horas, no Espaço Multiuso Professor Loureiro mais uma cartilha da série “Memórias Trabalhistas” desta vez contendo a biografia do ativista negro Abdias do Nascimento, fundador do Movimento Negro do PDT.

A cartilha reúne textos e artigos, além da biografia completa, de Abdias do Nascimento e seus seguidores. Sua vida e sua obra em prol do Movimento Negro e também a sua atuação no Teatro, nos movimentos sociais e na Academia como militante da causa negro, além de textos de apresentação do presidente e do secretário nacional do PDT, Carlos Lupi e Manoel Dias.

Entre outros textos, tem a biografia “O Incansável Ativista Negro”, do historiador Wendel Pinheiro; entrevista de Elisa Larkin Nascimento, viúva de Abdias e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), sobre a trajetória de Abdias; texto do presidente nacional do Movimento Negro do PDT, Ivaldo Paixão; texto de Negrogun, presidente do conselho estadual (RJ) dos Direitos dos Negros; e da doutora da USP Sueli Carneiro, entre outros.

No  lançamento, o Espaço Multiuso Professor Loureiro estará inaugurando o Dia do Livro, inteiramente dedicado ao lançamento de livros, troca de livros, sorteio de um livro autografado por Ciro Gomes, doações, etc. O Espaço Multiuso Professor Loureiro fica no térreo da sede nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), na Rua do Teatro 39 – Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro.