Cabo Frio (RJ) implanta testagem rápida itinerante contra Covid-19

Ação da prefeitura começa nesta segunda (28) e atenderá categorias pré-agendadas

A prefeitura de Cabo Frio (RJ), sob a gestão de José Bonifácio (PDT), irá realizar um mutirão de testagem rápida para detecção da Covid-19 por categorias. A medida segue a estratégia de ação da Secretaria Municipal de Saúde para controle e acompanhamento da evolução dos casos no município.

A ação atenderá grupos que já fizeram agendamento prévio pelo telefone 0800 021 6590, informando o local da testagem, a quantidade de pessoas que será testada e o nome completo de quem vai ser testado.

A partir desta segunda-feira (28) serão testados grupos de motoristas de aplicativos, de transportes coletivos, taxistas entre outros. O exame será feito a partir das 9h no estacionamento do supermercado Extra, no bairro Braga.

Na quarta-feira (30) será a vez de um grupo de pescadores, a partir das 9h, na sede da Colônia de Pescadores. Na quinta-feira (1) será iniciada a testagem dos funcionários da Rede Inter TV, a partir das 13h. Na sexta-feira (2) é a vez dos funcionários da Rádio Ondas FM, a partir das 11h.

Para fazer o teste, as pessoas agendadas devem apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. O uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca será obrigatório.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio dará continuidade aos agendamentos dos testes rápidos de Covid-19, por categorias, durante o mês de julho, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O teste rápido é feito a partir de uma amostra de sangue por punção digital. Para que o resultado seja eficaz e confiável, o exame só será feito em pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Essa determinação acontece por conta da detecção de corpos aplicados na vacina, que podem gerar um falso resultado positivo.

Opções

Além do agendamento por categoria, o teste rápido de anticorpos IgG e IgM (Imuno-Rápido) para detectar o coronavírus segue sendo disponibilizado para população na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias em Saúde da Família (ESF) do município.

Cabo Frio também possui testagem rápida em sistema de drive-thru, exclusivamente para pessoas que fizeram agendamento prévio pelo telefone 0800 021 6590, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O drive-thru está localizado no estacionamento do mercado Extra, no Braga, onde antes funcionava um posto de gasolina. A entrada será pela Rua Omar Fontoura, paralela à Avenida Teixeira e Sousa.

Para o atendimento é obrigatório o uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca. Também será exigida apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.

Já o cidadão que está entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas pode realizar o teste Swab RT-PCR para detecção da Covid-19. Ele é feito na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios e na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Porto do Carro, Gamboa, Praia do Siqueira/Palmeiras e Florestinha (Tamoios). Nas ESFs o funcionamento acontece às segundas e quartas, das 13h às 16h, e terças e quintas das 8h às 16h.

Além de todas as ações para identificação do diagnóstico, e demais medidas de prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Cabo Frio destaca que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara corretamente e acatar as recomendações dos profissionais de saúde.

(fonte: Prefeitura de Cabo Frio)