Brizola por Brizola: Paredão Leonel Brizola.

Então, eu digo o seguinte: nós temos compromisso com a história brasileira, com o povo brasileiro; nós temos a coerência histórica; nós somos a resistência. Nós somos um paredão!

Eu fiquei tão feliz, ao receber um quadro, agora no retorno da viagem.

Estava lá em casa marcado com um grupo de alpinistas, que escalou, pela primeira vez, um paredão no Pico da Tijuca. Tem ali um pico; e do lado tem um paredão. Eles escalaram, pela primeira vez na história, aquele paredão; e botaram o nome: Paredão Leonel Brizola.

Fiquei muito feliz com aquilo ali. Nós somos um paredão.

(Diretório Regional, em 22 de novembro de 1999)

[·] · [·] · [·] · [·]

O tempo, para quem quer mudar, para quem quer transformar sempre ele vem com desgaste: vão se levantando resistências, vão se levantando paredões.

Nestes dias, uns alpinistas, um grupo lá do Rio de Janeiro escalou um paredão lá na Tijuca: Maciço da Tijuca … que ninguém havia escalado. Então me levaram um quadro muito bonito, com todos os desenhos, com todos os dados, todos os elementos direitinho lá. E deram o nome de ‘Paredão Leonel Brizola’.

Que honra!… Registraram no serviço geográfico. Então, agora tem o Paredão Leonel Brizola.

Então vão se levantando esses paredões contra nós. Mas se nós nos tivéssemos unidos (o Lula e eu), na primeira eleição, o Collor não teria passado. Não tenho a menor dúvida (não é bravata, coisa e tal…): o candidato tinha que ser eu; e o Lula o meu vice.

Sabe o que ia acontecer? Quem estaria aí de Presidente da República, hoje, seria o Lula. Ia se estabelecer uma nova época. Ia se estabelecer não um quadriênio com governo: ia se estabelecer uma época.

E ia ser uma alternância, dentro da nossa área. Mas não havia esse ambiente de compreensão, de clareza; não havia essa visão lúcida entre todos nós. Porque – fora de modéstia – se fosse comigo aquele debate…

(Convenção Nacional do PDT, em 19 de abril de 2001)

[·] · [·] · [·] · [·]

Detalhes sobre o Paredão Leonel Brizola:

1. a) Croqui, produzido por Ricardo Borges e Gustavo Melo:

1. b) Informações complementares: