Axel Grael e Bagueira, candidatos do prefeito Rodrigo Neves, vencem a eleição de Niterói em 1° turno com 62,58% dos votos válidos e o PDT elege quatro vereadores

“Vamos honrar esse voto de confiança da população para que Niterói seja a cidade que a gente sempre sonhou”

O candidato Axel Grael (PDT) foi eleito com 62,58% para a prefeitura de Niterói. Ele é o candidato do atual prefeito Rodrigo Neves (PDT). Em segundo lugar ficou o candidato Flavio Serafini (PSOL) com 9,83% dos votos e, em terceiro,  Allan Lyra (PTC) com 9,42%. Axel, acompanhado da esposa Christa e do prefeito Rodrigo Neves, votou logo pela manhã, no Instituto Gaylussac, em São Francisco e acompanhou a apuração na casa do atual prefeito, Rodrigo Neves, na rua Vereador Duque Estrada, em Santa Rosa.

Após o anuncio do resultado, o primeiro em que não se registrou 2° turno na cidade desde a criação dos dois turnos, Axel agradeceu a todos os que o elegeram e ajudaram a vencer, especialmente ao prefeito Rodrigo Neves, o padrinho de sua candidatura e o site “Plantão em Foco”, registrou:“O que Niterói decidiu hoje foi continuar um projeto de cidade que vai nos levar a ser a melhor cidade para se viver e ser feliz. Estou muito feliz, queria agradecer demais a população. Nós vamos honrar esse voto de confiança que a população deu para que Niterói seja a cidade que a gente sempre sonhou”, frisou emocionado.

Axel confirmou o favoritismo apresentado nas pesquisas de intenções de voto na cidade desde que o seu nome foi lançado por Rodrigo. Ele terá como vice o atual presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Bagueira (SDD), pessoa fundamental quando bolsonaristas adversários de Rodrigo tentaram, via denúncias, fazer seu impeachment na Câmara de Vereadores.  Também feliz com o resultado, Bagueira destacou: “Nós passamos por várias dificuldades, como todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, mas nós superamos todas. Nós soubemos avançar e entender a população e o resultado está aí. Nós vamos continuar avançando muito mais. Niterói vai ser um exemplo para o nosso país”, disse Bagueira.

Também acompanharam a apuração na casa de Rodrigo, além de amigos,  secretárias municipais Giovanna Victer (Fazenda), Dayse Monassa (Serviços Públicos)  e o deputado federal Chico D’Angelo (PDT), ex-secretário de saúde da Prefeitura de Niterói, no primeiro mandato de Rodrigo.  Tão logo terminou a votação, às 17 horas, começaram a chegar apoiadores de Grael e Rodrigo em frente a casa do prefeito. Às 20h30, horas antes da divulgação do resultado oficial, o candidato a vice-prefeito Paulo Bagueira (Solidariedade) chegou, com a esposa, à casa do Rodrigo Neves.

Na porta do prédio, ele disse estar agradecido pelos resultados prévios. “A gente está muito agradecido pelos resultados, muito feliz pelo reconhecimento da cidade e vamos continuar avançando. A cidade deu uma demonstração de gestão pública, de compromisso com o cidadão e é isso que a gente vai tocar. A gente quer dar continuidade a esse governo que deu resultados positivos pro nosso município”, disse.

Com 62 anos, Axel Grael é engenheiro florestal, gestor público e ambientalista. O recém exsecretário municipal de planejamento de Rodrigo Neves tem como candidato a vice o vereador Paulo Bagueira (SDD) na chapa majoritária, então presidente da Câmara de Vereadores. No decorrer da trajetória, Grael liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e na campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Também já foi nomeado como presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Depois presidiu a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) em duas gestões e foi subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio. Axel é funcionário público de carreira, aprovado em concurso público para engenheiro florestal da Prefeitura do Rio de Janeiro. De 2013 a junho de 2020, atuou na Prefeitura de Niterói como vice-prefeito (2013 a 2016), foi secretário Executivo e de Planejamento, participando ao lado do prefeito Rodrigo Neves, da captação de recursos, elaboração de projetos e implantação de ações nas diferentes áreas de atuação do município. No terceiro setor, destaque para sua atuação no Projeto Grael, fundado em 1998. Desde então, mais de 17 mil jovens e crianças da rede pública de ensino tiveram iniciação esportiva por meio da vela e foram preparados para o mercado de trabalho. Axel nasceu em São Paulo, mas possui raízes em Niterói. Casado com Christa Vogel Grael, é irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael.

Niterói teve 733 candidatos a vereador, mas se elegeram e foram os mais votados os candidatos Andrigo (PDT), com 4.783 votos; Professor Túlio (PSOL), com 4.532 votos; Renato Cariello (PDT), com 4.457 votos; e Paulo Velasco (Avante), com 4.377 votos. O PDT elegeu quatro vereadores: Andrigo; Renato Cariello, com 4.458 votos; Binho Guimarães, representante da JS-PDT com 2.999 votos; e Carlos Boechat, com 2.916 votos.

Veja a lista completa de vereadores eleitos em Niterói, na ordem de classificação (por votos):

ANDRIGO (PDT) 4.783 Votos; PROFESSOR TULIO (PSOL), 4.534 Votos;  RENATO CARIELLO (PDT) 4.458 Votos;  PAULO VELASCO (Avante) 4.378 Votos;  BENNY BRIOLLY (PSOL) 4.367 Votos; CAL (PP) 4.320 Votos; VERONICA LIMA (PT) 4.220 Votos;  PAULO EDUARDO GOMES 3.978 (PSOL) Votos;  LEANDRO PORTUGAL (PV) 3.838 Votos; GALLO (Cidadania) 3.597 Votos;  BETO DA PIPA (PL) 3.532 Votos; FABIANO GONÇALVES (Cidadania) 3.464 Votos; BINHO GUIMARÃES (PDT) 2.999 Votos; DR EMANUEL ROCHA (Solidariedade) 2.956 Votos;  CARLOS BOECHAT (PDT) 2.916 Votos; LEONARDO GIORDANO (PC do B) 2.676 Votos; RODRIGO FARAH (MDB) 2.632 Votos; DOUGLAS GOMES (PTC) 2.416 Votos; DANIEL MARQUES (DEM) 2.411 Votos; E CASOTA (PSDB) 1.512 Votos.

Fontes: “Plantão em Foco”, “Toda Palavra”, Internet