Axel Grael apresenta projetos de Niterói (RJ) em evento da ONU

Debate internacional abordou desenvolvimento sustentável com especialistas e governantes

O prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael (PDT), participou nesta terça-feira (15) da 14ª edição do “European Development Days”, evento internacional com especialistas, governantes e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, a temática escolhida foi “Acordo Verde para um Futuro Sustentável”.

O convite para a participação, segundo Axel, foi devido às realizações das últimas gestões na construção de uma cidade resiliente, baseada no desenvolvimento inclusivo.

“Durante a minha apresentação, pude mostrar as ações relativas a este tema, como reflorestamento, contenção de encostas e soluções baseadas na natureza, como o trabalho que vem sendo feito no Parque Orla Piratininga. Em 2010, a cidade registrou deslizamentos de terra que marcaram a sua história, onde pessoas perderam suas casas e também suas vidas. Desde que assumimos a gestão municipal, em 2013, começamos um programa para proteger a terra que, hoje, é reconhecido como um dos melhores do Brasil. Atualmente, temos mais de 50% do nosso território como áreas protegidas e estamos trabalhando duro para dar continuidade a este trabalho”, enfatizou.

O prefeito destacou ainda a criação da Secretaria Municipal do Clima, que coordena todos os esforços em relação às mudanças climáticas e resiliência, além do compromisso da cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ele reforçou também os projetos que vêm sendo implementados em diferentes regiões do município atualmente, que vão ajudar a preservar os sistemas das lagoas e melhorar o sistema de drenagem nessas áreas.

“Me sinto orgulhoso em poder falar dos avanços que temos feito em nossa cidade e satisfeito com poder participar dessa troca de experiências. Em Niterói, a sustentabilidade deixou de ser uma política periférica e se tornou uma prioridade do governo. Há cerca de dois anos, tivemos representantes de cidades latino-americanas visitando Niterói e trocando experiências conosco. Isso também foi muito importante para construirmos as nossas próprias políticas, e estou seguro que as outras cidades também puderam se beneficiar de algumas de nossas ideias”, pontuou.

(fonte: Prefeitura de Niterói)