“Autismo não é doença” – JS participa da 1ª Caminhada Contra o Preconceito do Autismo em São Gonçalo

Por Fabio Pequeno

No último domingo (17) a Juventude Socialista de São Gonçalo participou da 1ª Caminhada Contra o Preconceito do Autismo. O evento foi planejado pelo técnico em enfermagem Robson Cleber Corrêa e a enfermeira Alessandra Pereira de Oliveira, pais de menino autista Hugo.

De acordo com o vice-presidente da JS São Gonçalo, Gustavo Henrique, a participação da JS nesse evento mostra um apoio a causa e necessidade de lutar por políticas públicas.“A nossa Juventude apoia causas como essas que promovem a inclusão e lutam contra qualquer tipo de preconceito”, explica.

Compareceram no evento os membros da direção da JS: Gabriela Bento Rodrigues, Luciano Roberto e Luana Mota.

autismo é um transtorno de desenvolvimento da primeira infância em que ocorrem dificuldades na comunicação e interação social.

Não há só um tipo de autismo, mas graduações dentro desse transtorno de desenvolvimento. Um espectro abrange diferentes gradações, intensidades.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.